Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13553
Título: Atividade antimicrobiana de extratos de Cocos nucifera L. frente à cepas de Staphylococcus aureus
Autor(es): Nogueira, Priscilla de Lucena
Palavras-chave: Flora tropical
Plantas medicinais
Fitoterapia
Atividade antibacteriana
Data do documento: 26-Abr-2017
Resumo: O uso de plantas medicinais para fins de tratamento, cura e prevenção de enfermidades é um dos costumes mais antigos da prática medicinal da humanidade. A Fitoterapia é o estudo das suas aplicações na cura, prevenção, atenuação ou tratamento de um estado patológico. Atualmente, as plantas vêm ganhando espaço cada vez maior nos tratamentos rotineiros, facilitando a adesão dos pacientes. Segundo estudo etnobotânico prévio, realizado na comunidade Caiana dos Mares, PB, a fibra do fruto de Cocos nucifera L. (Coco) é utilizada em preparações utilizadas para lavar ferimentos. Este estudo objetivou verificar a atividade antibacteriana dos extratos hidroalcoólicos e glicólico do coco. Foram preparados extratos hidroalcoólicos nas concentrações 30% e 70% e extrato glicólico 60%, testando-os pela técnica de difusão em meio sólido (processo cavidade-placa). Foram testadas as cepas de Staphylococcus aureus, com a realização do Screening verificou-se atividade antibacteriana em dois extratos (30% e 60%). Após a diluição, os extratos não inibiram nenhuma cepa. Resultados como estes, propõem que estudos futuros sejam realizados com o intuito de conhecer os responsáveis pela ação antimicrobiana dos extratos que se mostraram ativos frente à S. aureus. A partir destes novos ensaios, em diferentes bactérias, pode-se ter um futuro aliado no tratamento antimicrobiano.
Descrição: NOGUEIRA, P. de L. Atividade antimicrobiana de extratos de Cocos nucifera L. frente a cepas de Staphylococcus aureus. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13553
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscilla de Lucena Nogueira.pdfPDF - Priscilla de Lucena Nogueira6.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.