Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13554
Título: A importância do hórus na gestão da assistência farmacêutica no município: Um novo olhar para o farmacêutico no SUS
Autor(es): Tavares, Anna Paula Martins
Palavras-chave: Assistência farmacêutica
Cuidados farmacêuticos
Prescrição de medicamentos
Sistema Hórus
Data do documento: 24-Abr-2017
Resumo: A Assistência Farmacêutica (AF) tem como objetivo a sistematização das ações e serviços referentes ao medicamento em suas diversas dimensões, com ênfase à sua relação com o paciente e a comunidade no aspecto da promoção da saúde. Com o intuito de enfatizar as especialidades da gestão farmacêutica e oferecer uma melhor assistência aos pacientes, o Sistema Único de Saúde (SUS) criou o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), que vem aprimorando os serviços farmacêuticos junto à comunidade. Este estudo teve como objetivo avaliar a dispensação de medicamentos realizada na farmácia básica da cidade de Pocinhos- PB, por meio da análise das prescrições que foram registradas no referido sistema no período de abril a julho de 2016. Os dados obtidos foram analisados no software Microsoft office 2010® para construção dos gráficos dos resultados. Foram analisadas, durante o período de estudo, 1987 prescrições. Entre os pacientes, 99,6% foram provenientes de atendimento do Sistema Único de Saúde. Daqueles oriundos das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), 79% foram da zona urbana. Com relação ao profissional prescritor, 97% das receitas foram prescritas por médicos, sendo a predominância da classe médica para clínico geral. Obteve-se um maior atendimento de pacientes do sexo feminino (60,9%). A respeito do número de medicamentos por receita, a maioria (67%) apresentou apenas 1 e os analgésicos/antipiréticos (25%) foi a classe mais prescrita. Tendo em vista a realização deste estudo, conclui-se que é possível traçar um perfil farmacoepidemiológico dos pacientes, por meio das análises das prescrições e realizar um planejamento de gestão, visando a uma AF eficiente dentro do sistema de saúde brasileiro, algo otimizado pelo uso do Hórus.
Descrição: TAVARES, A. P. M. A importância do hórus na gestão da assistência farmacêutica no município: Um novo olhar para o farmacêutico no SUS. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13554
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Paula Martins Tavares.pdfPDF - Anna Paula Martins Tavares5.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.