Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13556
Título: Análise do perfil lipídico e glicídico de pacientes do município de Itabaiana – PB
Autor(es): Hibernon, Rafaela Clementino
Palavras-chave: Dislipidemias
Diabetes mellitus
Risco cardiovascular
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: Dentre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), a diabetes mellitus (DM) e as dislipidemias são consideradas atualmente um sério problema de saúde pública no mundo. A associação destas patologias com a mudança no estilo de vida observado nos últimos anos, que incluíram alteração nos hábitos alimentares, sedentarismo, estresse e tabagismo, contribuiu para uma epidemia crescente de doenças cardiovasculares. Pacientes diabéticos sofrem normalmente com alterações no metabolismo dos lipídios, nestes se verificam um aumento dos triglicerídeos e diminuição do HDL-C. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a prevalência de dislipidemias, as alterações glicêmicas e identificar o risco cardiovascular dos pacientes através de um estudo transversal realizado no período de julho de 2016 a janeiro de 2017, pela avaliação dos prontuários de pacientes atendidos no Laboratório de Análises Clínicas – ULTRALAB, localizado na cidade de Itabaiana-PB. Foram analisados 250 prontuários de pacientes de ambos os gêneros com faixa etária entre 20 a 92 anos, e dados bioquímicos como glicemia de jejum e lipidograma. A dislipidemia foi prevalente em 60,0% do total dos pacientes. Já nos diabéticos elas representaram 70,0%, o que pode ser justificado pelo quadro de resistência insulínica. A glicemia de jejum alterada foi expressiva mostrando o risco que os pacientes têm em desenvolver o diabetes. Este quadro é uma constante no perfil de saúde atual mostrando que a medidas de controle devem ser feitas de forma precoce principalmente naqueles que fazem parte do grupo de risco.
Descrição: HIBERNON, R. C. Análise do perfil lipídico e glicídico de pacientes do município de Itabaiana – PB. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13556
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Clementino Hibernon.pdfPDF - Rafaela Clementino Hibernon6.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.