Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13562
Título: | Relato de experiência didática do estágio supervisionado no Ensino de Ciências Biológicas âmbito EJA |
Autor(es): | Correia, Elane Cristina Martins |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Formação profissional Estágio |
Data do documento: | 11-Abr-2017 |
Resumo: | O presente relato discute a etapa acadêmica nomeada de estágio supervisionado, atividade essencial exigida no curso de licenciatura para a formação do educador, bem como etapa significativa para conclusão de curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. A finalidade do método é proporcionar em cada estudante não apenas a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também sua atuação e reflexão sobre o método que se inicia neste momento, aprimorando o professor em formação para a transformação da sociedade e a auxílio para a construção da cidadania pelos seus estudantes. O objetivo desse relato é refletir sobre a importância do Estágio Supervisionado na edificação da personalidade profissional do futuro professor. Para a realização deste estudo optou-se pela pesquisa e estudo bibliográfico, o mesmo contém relatos sobre experiências de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Para o desenvolvimento desse estágio as estratégias didáticas realizadas foram a execução de atividades e orientações/discussões teórico-metodológicas, observação de aulas expositivas, como também aulas práticas sendo observadas pelo professor sabendo que é uma ferramenta de essencial valor para a formação profissional. Portanto, é perceptível que aulas de estágio oferecem todo um aparato de discussões sobre como acontece o cuidar e o educar na educação, bem como entender suas concepções, intercalando o estágio como pesquisa, relação teoria e prática. Em síntese, o Estágio Supervisionado dá a noção do que o futuro professor irá enfrentar no seu cotidiano, aprendendo a encarar os desafios diários e conseguir alcançar seu objetivo maior, que é o da promoção da aprendizagem. |
Descrição: | CORREIA, E. C. M.Relato de experiência didática do estágio supervisionado no Ensino de Ciências Biológicas âmbito EJA. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13562 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elane Cristina Martins Correia.pdf | PDF - Elane Cristina Martins Correia | 7.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.