Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13564
Título: Estudo da interação entre interfaces argilas-polifosfato
Autor(es): Costa, Édna Raquel Clarindo
Palavras-chave: Fertilizantes inteligentes
Argilas
Estabilidade coloidal
Data do documento: 7-Abr-2017
Resumo: No desenvolvimento de fertilizantes com liberação controlada (CRF), ou fertilizantes inteligentes, um dos desafios é a síntese de materiais com ações múltiplas, como liberação de nutrientes, pesticidas, herbicidas e fungicidas. Um dos veículos utilizados em CRFs é o hidrogel e através do uso de argilas como reticulares entre cadeias poliméricas podem-se preparar estes novos materiais. As argilas estudadas são a bentonita do tipo branca e a vermiculita, ambas encontradas na natureza. Este trabalho tem como objetivo estudar a estabilidade coloidal de argilas na presença de polifosfatos, através da compreensão dos mecanismos de interação existentes. A bentonita foi submetida a tratamentos com água destilada e cloreto de sódio para redução de impurezas; ao ensaio tecnológico, Inchamento de Foster e caracterizada através de difratometria de raios-X, distribuição de tamanho médio de partículas e medida de potencial zeta. A vermiculita foi submetida a dois tratamentos diferentes, aquecimento a 900 °C e tratamento com carbonato de sódio, objetivando a esfoliação e sodificação da argila, respectivamente; também foi caracterizada através de difratometria de raios-X. Ambas as argilas foram dispersas em água destilada com a presença de polifosfato de sódio atuando como eletrólito modificando a força iônica do meio. As dispersões foram analisadas através de medidas da quantificação do espalhamento de luz causado pelas partículas, utilizando espectroscopia de absorção no UV-Vis. A estabilidade coloidal das dispersões é influenciada diretamente pela concentração de eletrólitos presentes. Uma força iônica baixa garante uma melhor estabilidade das mesmas, enquanto uma força iônica mais alta causa contração da dupla camada elétrica e consequente floculação das partículas.
Descrição: COSTA, É. R.C. Estudo da interação entre interfaces argilas-polifosfato. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13564
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Édna Raquel Clarindo Costa.pdfPDF - Édna Raquel Clarindo Costa17.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.