Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13565
Título: Avaliação dos hormônios tireoidianos e sua correlação com o perfil lipídico
Autor(es): Simão, Jamille Virgínia Cosme
Palavras-chave: Tireóide
Lipídios
Hormônios tireoidianos
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) que controlam o metabolismo do organismo, atuando nos processos de ganho e perda de peso, bem como na regulação da temperatura corporal. A tiroxina aumenta o metabolismo celular, relacionando-se, portanto, com o desenvolvimento, diferenciação e crescimento. Quando ela não funciona adequadamente pode levar a repercussões em todo o corpo em graus de severidade variáveis, desde sintomas que muitas vezes podem passar despercebidos até formas graves que podem trazer risco de vida. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os hormônios tireoidianos e, posteriormente, correlacioná-los com o perfil lipídico a partir de uma amostra de 518 pacientes atendidos no Centro de Hematologia e Laboratório de Análises Clínicas- LTDA, localizado na cidade de Campina Grande-PB entre as faixas etárias de 5-97 anos, de ambos os sexos, no período de julho a outubro de 2016. Houve uma prevalência de indivíduos do gênero feminino com faixa etária predominante maior de 60 anos. Analisando o perfil lipídico e o perfil hormonal, observou-se que a maioria dos indivíduos apresentou normalidade em seus resultados indicando uma positividade para a saúde e o bem-estar do indivíduo. Ao correlacionar as variáveis entre si, perfil hormonal e perfil lipídico, com exceção da correlação entre TSH e T4 livre, houve correlação positiva indicando que há relação entre esses parâmetros. Com isso, pode-se concluir que os resultados apresentados podem ser úteis no direcionamento e otimização de ações voltadas para a prevenção e o controle da saúde para a população em geral.
Descrição: SIMÃO, J. V. C. Avaliação dos hormônios tireoidianos e sua correlação com o perfil lipídico. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13565
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamille Virgínia Cosme Simão.pdfPDF - Jamille Virgínia Cosme Simão7.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.