Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13573
Título: Reflexões teóricas: a ética e o papel do arquivista
Autor(es): Sousa, Francivanda Alves
Palavras-chave: Ética
Moral
Dever
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: As questões éticas sempre levantaram inúmeras discussões no mundo todo e nos últimos anos a ética profissional vem de forma enérgica compor este cenário. Para tanto, faz-se necessário compreender a luz da ética profissional como as novas profissões devem se comportar, enquadrando-se de forma rápida neste mesmo cenário. O presente trabalho tem como objetivo enquadrar o desenvolvimento das normas de conduta arquivística e faz uma discussão a luz ética, levando em consideração os princípios históricos e filosóficos que a originou, relacionando ética e moral, demostrando a funcionalidade da ética como base do senso humano. Encontramos discussões a respeito da ética como teoria do dever, fazendo menção a respeito da ética geral e especializada, discorrendo sobre a deontologia, deveres, abordando o Código Internacional de Arquivologia, bem como os Princípios Arquivísticos Brasileiros findando assim, com a deontologia arquivística. Como se enquadram as normas de condutas arquivísticas nos princípios históricos e filosóficos da ética. E tem como postulado suscitar discussões a respeito da Arquivologia dentro dos parâmetros da ética profissional.
Descrição: SOUSA, F. A. Reflexões teóricas: a ética e o papel do arquivista. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13573
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francivanda Alves Sousa.pdfFrancivanda Alves Sousa530.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.