Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13583
Título: Conhecimento ecológico local de comunidades rurais sobre uma serra no Cariri Paraibano: Aspectos conservacionistas
Autor(es): Pedrosa, Kamila Marques
Palavras-chave: Conservação ecológica
Etnobiologia
Recursos florestais
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: As populações rurais do bioma caatinga utilizam as espécies florestais e ao longo do tempo representam as diversas maneiras pelas quais sofrem com as mudanças antrópicas. Considerando que regiões montanhosas são consideradas refúgio natural para biodiversidade, procuramos identificar a influência da percepção e do conhecimento tradicional por comunidades rurais sobre a conservação de uma serra na Caatinga. O estudo foi realizado em três comunidades rurais pertencentes ao município de São João do Cariri (Paraíba, Nordeste do Brasil). A pesquisa possui características quali-quantitativa e para coleta dos dados foi utilizado a técnica de “bola de neve” (snowball) utilizando formulários semi-estruturados, entrevistando-se25 informantes, destes, 13 mulheres e 12 homens, com idade média de 65 anos. As espécies citadas foram organizadas em categorias de uso e para sua análise foi calculado o VU (geral) já para interpretação dos dados qualitativos foi utilizada aanálise do conteúdo de Bardim, onde agrupamos as falas com as perspectivas de coerência e sentido dos conteúdos das mensagens. Registrou-se 45 espécies nas entrevistas, distribuídas em 1408 citações de uso, sendo estes, 651 por mulheres e 757 por homens. Desse total, 666 citações foram para usos madeireiros e 742 para usos não-madeireiros, distribuídos e totalizando 11 categorias de uso, já para análise das falas, foram construídos três quadros, onde as falas foram distribuídas ao longo do texto, descritas por diferenças históricas, variações microclimáticas e representação da serra como refúgio da biodiversidade. Foi possível vislumbrar a necessidade de implementações de projetos que busquem analisar as percepções sentidas por populações humanas, assim como a necessidade de entender as modificações sentidas ao longo dos anos.
Descrição: PEDROSA, K. M. Conhecimento ecológico local de comunidades rurais sobre uma serra no Cariri Paraibano: Aspectos conservacionistas. 2016. 38f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13583
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamila Marques Pedroso.pdfPDF - Kamila Marques Pedroso9.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.