Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13584
Título: Uso da mastofauna em uma área de semiárido: uma abordagem do valor de uso e análise de dados para a conservação
Autor(es): Santos, Suellen da Silva
Palavras-chave: Uso animal
Etnomastozoologia
Valor de uso
Etnozoologia
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: O estudo buscou elencar o conhecimento e uso dos mamíferos pelos moradores da comunidade rural de Capivara, localizada no município de Solânea, estado da Paraíba, nordeste do Brasil e propor uma nova maneira de utilizar o Valor de Uso como ferramenta de análise de dados em pesquisas etnozoológicas. Os informantes da pesquisa foram chefes domiciliares presentes na localidade (homens e mulheres). Foram aplicados formulários semi estruturados e por meio destes, registrou-se os usos atribuídos à mastofauna. Para identificação das espécies foram realizadas turnês guiadas, identificação através das caracterizações feitas pelos entrevistados, a partir de exemplares doados pelos informantes e comparação com literatura científica pertinente (morfológica e ecológica). Através da análise do Valor de Uso diferenciada, permitiu-se distinguir o Valor de Uso atual das espécies (uso efetivo) do seu Valor de Uso potencial (conhecimento, porém, não utilização efetiva), a fim de determinar sua importância real relacionada aos usos citados pelo grupo estudado. Assim foram citadas19 etnoespécies, sendo 17 espécies identificadas, estas distribuídas em 13 famílias, as demais foram reconhecidos a nível gênero – Leopardus sp. e ordem - Rodentia. As espécies foram categorizadas em seis formas de usos: alimentação, criação em cativeiro, zooterápico, fins artesanais, mágico/religioso e fins veterinários. O presente estudo vem discutir possíveis soluções conservacionistas, devido à exploração irregular de algumas espécies alertando para a conservação da biodiversidade e também do conhecimento tradicional.
Descrição: SANTOS, S. da S. Uso da mastofauna em uma área de semiárido: uma abordagem do valor de uso e análise de dados para a conservação. 2016. 45f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13584
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suellen da Silva Santos.pdfPDF - Suellen da Silva Santos10.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.