Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13591
Título: Desenvolvimento e caracterização físico-química e morfológica de biofilmes de quitosana nacionais
Autor(es): Oliveira, Danielle Gomes de
Palavras-chave: Biopolímero
Biomateriais
Biofilmes
Quitosana
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: O biopolímero quitosana possui características e propriedades biológicas que favorecem a sua utilização em diversas áreas. Dentre as aplicações farmacêuticas, vem sendo utilizada na confecção de matrizes carreadoras de fármacos e regeneração tecidual. Neste contexto, este trabalho objetivou desenvolver e caracterizar biofilmes a base de quitosanas comerciais de dois fornecedores nacionais, aqui denominados A e B, visando aumentar a efetividade e aplicabilidade. As caracterizações envolveram técnicas como: Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Difração de Raios-X (DRX), Análise Térmica, além de uma avaliação macro e microscópica. Os resultados mostraram que não foram constatadas diferenças morfológicas consideráveis em escala macro e microscópica. A técnica FTIR mostrou uma estrutura condizente com a quitosana, conforme descrito na literatura. Através da DRX e cálculo do índice de cristalinidade ficou constatado que o biofilme A apresentou-se mais amorfo que o B, revelando assim uma maior facilidade de degradação do material. De acordo com a termogravimetria, os dois materiais apresentaram perdas de massas similares, resultando em uma massa residual em torno de 30%. Na análise de Calorimetria Exploratória Diferencial, o biofilme A, apresentou um evento endotérmico mais intenso, atingindo valores de 587,45 J/g para o biofilme A e 264,1 J/g para B. Sendo assim, foi constatado que os biofilmes desenvolvidos apresentam um potencial para uso na tecnologia farmacêutica, mesmo apresentando especificidades diferenciadas, sendo o biofilme A mais indicado para preparações de degradação mais rápida e o biofilme B para uso em produtos condizentes com uma degradação mais lenta.
Descrição: OLIVEIRA, D. G. de. Desenvolvimento e caracterização físico-química e morfológica de biofilmes de quitosana nacionais. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13591
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Gomes de Oliveira.pdfPDF - Danielle Gomes de Oliveira9.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.