Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13594
Título: Insegurança alimentar e nutricional em famílias com crianças de 0 a 5 anos: Revisão integrativa da literatura
Autor(es): Lima, Iuri Emanuel Truta
Palavras-chave: Insegurança alimentar
Insegurança nutricional
Crianças
Saúde nutricional
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: Avaliar os artigos sobre Insegurança Alimentar e Nutricional em famílias com crianças de 0 a 5 anos, aferida por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa que incluiu artigos das bases de dados eletrônicas LILACS e SciELO, publicados a partir do ano de 2007 até 2015, em língua portuguesa, utilizando os descritores “insegurança alimentar e nutricional” e “Escala Brasileira de Insegurança Alimentar”. No processo foram excluídos artigos de revisão, estudos secundários, relatos de caso, monografias, artigos que não compreendiam a faixa etária estudada e artigos que não utilizaram a EBIA como instrumento de coleta. Foram encontrados 239 artigos, dos quais 12 foram selecionados por atenderem a critérios de seleção. Resultados: As mais altas prevalências de insegurança alimentar foram observadas no estudo realizado com famílias de ex-catadores de material reciclável no município de Campina Grande – PB, com 91,6%; no município de Gameleira, zona da mata meridional do estado de Pernambuco, com 88,2%, seguido de perto pelo estudo realizado no município de São João do Tigre, localizado no semiárido Paraibano com 87,3%. Conclusão: Os doze artigos analisados revelaram que a preocupação com o estado de vulnerabilidade da região Nordeste resulta com a maior quantidade de estudos em torno do tema, no entanto, a região ainda sofre com os altos índices de insegurança alimentar, superando inclusive a média nacional.
Descrição: LIMA, I. E. T. Insegurança alimentar e nutricional em famílias com crianças de 0 a 5 anos: Revisão integrativa da literatura. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13594
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iuri Emanuel Truta Lima.pdfPDF - Iuri Emanuel Truta Lima5.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.