Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13596
Título: Cuidado domiciliar: Impacto a saúde da cuidadora
Autor(es): Cruz, Amanda Tarsila da Silva
Palavras-chave: Assistência domiciliar
Cuidadores
Saúde ocupacional
Enfermagem
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O cuidado domiciliar é um tipo de assistência individualizada prestada no ambiente intrafamiliar e que necessita de um cuidador para realizar ou auxiliar o indivíduo em suas atividades diárias. O objetivo deste estudo é estimular o desenvolvimento do autocuidado a cuidadoras domiciliares a partir de suas principais queixas de saúde. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no período de fevereiro a abril de 2016 em Campina Grande – PB. Os sujeitos da pesquisa foram 10 mulheres que prestam cuidados a pessoas com mobilidade física prejudicada. Os dados foram coletados no domicílio dessas cuidadoras, através de um questionário semiestruturado e analisados através da técnica de análise de conteúdo da qual emergiram três grandes categorias: sobrecarga da cuidadora, déficit no autocuidado e impacto na saúde física e mental. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que ser uma cuidadora domiciliar muitas vezes pelas inúmeras tarefas que desenvolve ocasiona uma sobrecarga e uma negligência a própria saúde, não realizando o autocuidado, e causando um impacto na sua saúde física e mental que são afetadas direta ou indiretamente, comprometendo sua qualidade de vida.
Descrição: CRUZ, A. T. da S. Cuidado domiciliar: Impacto a saúde da cuidadora. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13596
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Tarsila da Silva Cruz.pdfPDF - Amanda Tarsila da Silva Cruz6.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.