Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13598
Título: Avaliação da qualidade de vida de idosos da Universidade Aberta à Maturidade
Autor(es): Vieira, Hellen Vanessa Silva
Palavras-chave: Envelhecimento
Idosos
Qualidade de vida
Data do documento: 29-Mai-2016
Resumo: A população brasileira tem sido marcada nos últimos anos por uma acentuada longevidade , e com isso aumentou também a preocupação se estes anos acrescidos também estão sendo satisfatórios a qualidade de vida da população idosa. Este artigo tem por objetivo, avaliar a qualidade de vida dos idosos na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), sob as dimensões do WHOQOL-OLD e WHOQOL-BREF. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, desenvolvida na a UAMA que se refere a um programa de atenção a pessoa idosa vinculada à UEPB. Sendo assim, o estudo envolveu alunos ingresso nesse programa no ano de 2016, equivalendo-se a uma amostra de 40 idosos, previamente selecionados numa amostra do tipo aleatória simples. De acordo com os resultados, constatou-se que os participantes se mostraram entre satisfeitos e poucos satisfeitos com sua qualidade de vida, apresentando pontuação em média e acima de (3,0). Embora o nível de satisfação entre os idosos prevaleceu entre regular e boa, a pesquisa apresentou estatisticamente classificação satisfatória quanto a qualidade de vida de ambos os idosos em estudo. Conclui-se que as pessoas idosas participantes do programa se apresentaram dentre de um perfil satisfatório, o que não exclui a otimização contínua de ações que venham a estabelecer que esse perfil seja mantido nesse grupo analisado, mesmo tendo em vista que o processo de envelhecimento é um processo complexo de declínio funcional.
Descrição: VIEIRA, H. V. S. Avaliação da qualidade de vida de idosos da Universidade Aberta à Maturidade. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13598
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hellen Vanessa Silva Vieira.pdfPDF - Hellen Vanessa Silva Vieira11.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.