Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13602
Título: Geografia regional na educação básica e sua relação com vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Autor(es): Ferreira, Edvan da Costa
Palavras-chave: Processos seletivos
Educação básica
Ensino Médio
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: A influência exercida pelos processos seletivos, vestibulares das universidades em nosso estado tem mantido certo o interesse das instituições de ensino, e dos próprios professores de geografia, em trazer no currículo de suas turmas, sobretudo de ensino médio um espaço dedicado à geografia regional, pois, isso também era do interesse do aluno que buscava prepara-se para o sucesso na seleção. Porém diante do fato das maiores universidades da Paraíba, adotarem o SISU (Sistema de Seleção Unificada), baseada nas notas atribuídas pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que como explicitado é nacional, nos vem o questionamento se o interesse e a produção e reprodução de conhecimento sobre a geografia regional ainda permanecerá com espaço nas nossas escolas de educação básica. E para volver a luz da discussão sobre o debate desta relevante questão, que contrapõem o nacional e o regional é que se faz importante à realização deste e de outros trabalhos que venham a contribuir com o respaldo necessário a tomada de uma decisão segura ou a revisão de outras que, comprovadamente, venham trazer prejuízo aos objetivos educacionais das instituições e ou dos sujeitos que a compõem bem como para sociedade.
Descrição: FERREIRA, Edvan da Costa. Geografia regional na educação básica e sua relação com vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13602
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - EDVAN DA COSTA FERREIRA.pdf2.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.