Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13613
Título: Brejo das freiras: um oásis de águas termas localizado no sertão paraíbano
Autor(es): Melo, Maria Analia Dias Pinheiro de
Palavras-chave: História
Água
Tratamento
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Fazer uso da água para todas as suas atividades é algo inerente ao ser humano, uma vez que, sem água não existe vida. Em algumas regiões do mundo a água é usada para diversos fins, dentre os quais podemos destacar os rituais de purificação e ritos medicinais. Os babilônios referiam-se aos médicos como especialistas em água, posto que eram responsáveis pela aplicação de compressas quentes e frias, além da lavagem no rio como parte da terapia. Na época dos faraós os fazendeiros egípcios adoravam o rio Nilo, atribuindo à ele poderes sobrenaturais por causa das suas águas. Os sacerdotes eram obrigados a se purificar, banhando-se duas vezes por dia e duas vezes por noite para ser considerados dignos de entrar nos templos. Os banhos tinham grande importância na civilização grega. Inicialmente os gregos utilizavam banheiras individuais, mas depois passaram a partilhar banheiras públicas, ressaltando o banho como tratamento de doenças. O trabalho tem como metodologia, a pesquisa bibliográfica sobre a importância da Estância Termal de Brejo das Freiras como um oásis de águas termais localizado no sertão paraibano.
Descrição: MELO, Maria Analia Dias Pinheiros. Brejo das freiras: um oásis de águas termas localizado no sertão paraibano. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13613
ISSN: CDD 907.2
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA ANALIA DIAS PINHEIRO DE MELO.pdf873.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.