Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Deydeby Illan dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T12:46:06Z | - |
dc.date.available | 2017-07-25T12:46:06Z | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13620 | - |
dc.description | PEREIRA, Deydeby Illan dos Santos. Softwares educacionais no ensino de química. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso das TIC’s tem melhorado a prática de ensino e aprendizagem em diversas áreas de conhecimento, auxiliando os docentes e facilitando a compreensão dos conteúdos pelos alunos. Nesse contexto, o ensino de química ainda é basicamente tradicionalista, não tendo eficiência na integração do aluno na sociedade moderna, logo ao universo da tecnologia. O emprego de softwares educacionais no ensino de química permite ao aluno a capacidade de aprender significativamente porque ele está sendo inserido em um universo tecnológico que proporciona cada vez mais curiosidades e descobertas. Para ter bons resultados na aplicação dessas ferramentas o papel do professor é fundamental. Ele vai reforçar conhecimento prévio do aluno por meio de aulas expositivas, do livro didático, da sua experiência em sala de aula e do auxílio durante o uso dos recursos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre os recursos tecnológicos educacionais, softwares educacionais e/ou ambientes virtuais, que podem ser utilizados como ferramentas didático-pedagógicas no ensino de Química. Para atingir o objetivo traçado, foram elencados alguns dos principais softwares educacionais disponíveis através do uso de ferramentas de buscas, portais e/ou repositórios. Os softwares pesquisados foram identificados de acordo com a ferramenta para a sua utilização (computadores, tabletes e/ou celulares). Por fim foram apresentados os possíveis resultados obtidos com o uso dos softwares educacionais no processo de ensino e aprendizagem de Química. Entre os softwares listados neste trabalho destacam-se o Crocodile Chemistry® com a simulação de um laboratório virtual de química e o CmapTools® com a criação de mapas conceituais. Ambos são destinados para computadores. Para tablets e celulares foram apresentados trezes softwares. Praticamente todos os SE’s apresentados neste trabalho têm o download muito fácil. Eles são fáceis de serem manuseados, bastante interativos com os usuários e apresentam boa qualidade pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rochane Villarim de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.title | Softwares educacionais no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Deydeby Illan dos Santos Pereira.pdf | PDF - Deydeby Illan dos Santos Pereira | 726.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.