Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13627
Título: As necessidades de informação dos usuários do arquivo do Tribunal Regional do Trabalho – TRT, PB
Autor(es): Oliveira, Mara Vanessa Barbosa de
Palavras-chave: Estudos de usuários
Necessidade de informação
Sense-Making
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: As tecnologias da informação deram um grande incentivo à contemporaneidade. Diante disso, o aumento da prática tecnológica alterou a sociedade como um todo. As transformações ocorridas por este uso não afetou somente às áreas tecnológicas. Na Arquivologia, provocou a redefinição dos paradigmas dos serviços de informação. Por isso, Jardim (2004, p.1) aborda “a concepção de serviço de informação voltado para o usuário e suas implicações no planejamento e gestão de serviços arquivísticos”. Para isso, é imprescindível a expansão do uso da informação e o diálogo entre o arquivista e o usuário. Pensando nisso, no presente trabalho foi utilizada a abordagem do “sense-making”, de Brenda Dervin, um estudo voltado ao usuário da informação que busca mapear as necessidades cognitivas e psicológicas dele, e nos permite melhorar a interação pessoas e tecnologia da informação. Nessa teoria o Comportamento Informacional do usuário está inerente às Necessidades de Informação, logo o estado cognitivo das necessidades de informação do usuário é metaforicamente interpretado na tríade situação-lacuna-uso. Partindo deste ponto, o foco do trabalho foi: Analisar as necessidades de informação dos usuários do Arquivo do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região – TRT, em João Pessoa, Paraíba. A pesquisa é de cunho empírico, e de abordagem qualiquantitativo. Na coleta de informações desse trabalho utilizou-se o questionário do tipo misto. A amostra foi entre os 10 usuários que utilizam o Arquivo do TRT representando o universo desses usuários. Foi concluído através dos resultados da pesquisa que as necessidades de informação dos usuários do Arquivo do TRT de João Pessoa são atendidas de maneira satisfatória, em virtude das lacunas informacionais dos usuários serem supridas com eficiência pela Instituição analisada. Embora, cada vez mais se faz necessário estudar o que o sujeito sente no momento de dar sentido aos dados analisados nos serviços de informação visando prestar um melhor atendimento ao usuário da informação como na responsabilidade de prestadoras de serviço de informação como no patamar do TRT.
Descrição: OLIVEIRA, M. V. B. de. As necessidades de informação dos usuários do arquivo do Tribunal Regional do Trabalho – TRT, PB. 2016. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13627
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mara Vanessa Barbosa de Oliveira.pdfMara Vanessa Barbosa de Oliveira1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.