Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13628
Título: Intolerância religiosa ou sexismo? visões das mulheres belgas-turcas sobre islamofobia na Bélgica
Autor(es): Noronha, Larissa Camelo Ponce Leon
Palavras-chave: Bélgica
Feminismo pós-colonial
Islamofobia
Data do documento: 10-Abr-2017
Resumo: Pretende-se neste artigo abordar a configuração da islamofobia na Bélgica contra as mulheres belgas turcas, a partir de uma análise feminista pós-colonial. Partindo do pressuposto que essas mulheres precisam falar por si mesmas, esta pesquisa busca analisar as percepções das belgas turcas sobre a discriminação no país. Os últimos anos representaram um aumento no número de casos envolvendo crimes islamofóbicos e as mulheres vêm sendo as principais vítimas, levando à crença de que por trás da intolerância religiosa, há também um discurso sexista e misógino. Através da aplicação de um questionário online enviado a 15 mulheres, esse método justifica-se por tentar dar visibilidade às opiniões das mulheres belgas turcas sobre a configuração da Islamofobia na Bélgica. Este artigo está dividido em três partes: na primeira são apresentados alguns aspectos teóricos do feminismo nas relações internacionais, em especial o feminismo pós-colonial. Na segunda, tem-se uma pequena contextualização histórica da presença turca na Bélgica e um estudo sobre a islamofobia de gênero. Na terceira, há uma análise dos dados quantitativos e qualitativos obtidos por meio do questionário online, fazendo associação destes com as teorias então estudadas. Conclui-se com a apuração dos dados que há uma configuração de islamofobia de gênero na Bélgica.
Descrição: NORONHA, L. C. P. L. Intolerância religiosa ou sexismo? visões das mulheres belgasturcas sobre islamofobia na Bélgica. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13628
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Camelo Ponce Leon Noronha.pdfLarissa Camelo Ponce Leon Noronha775.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.