Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Cicemar Iara Gonçalves Marques | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:36:33Z | - |
dc.date.available | 2017-07-26T12:36:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 320.56 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13634 | - |
dc.description | MARQUES, Cicemar Iara Gonçalves. A Lei 10.639/2003 na educação infantil: algumas perspectivas sobre o ensino da História e da cultura afro-brasileira em creches municipais. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia-PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir o fenômeno da educação étnicorracial, cujo foco alimentador, é apontar como está sendo desenvolvido o ensino da história e da cultura afrobrasileira na educação infantil. Discute as limitações pedagógicas, curriculares e materiais presentes nas unidades de educação infantis pesquisadas e tenta identificar as dificuldades dos professores para trabalhar com este tema. Adota a pesquisa de abordagem qualitativa, baseada nas interações com os grupos de educadores, em leituras bibliográficas e em alguns instrumentos legais que orientam as instituições educacionais. A pesquisa realizou-se entre os meses de maio e junho de 2014, com a aplicação de entrevista a oito professores da rede pública do município de Remígio - PB na modalidade de ensino na educação infantil. Busca a discussão teórica sobre a história dos africanos no Brasil à luz da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira, associada às Diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana que garante o processo de efetivação e cumprimento da Lei 10.639/2003. Este documento das diretrizes apontam meios de como as instituições, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica, deverão adequar seus currículos e se organizar metodologicamente, em relação a materiais e em conhecimento humano para oferecer uma educação étnicorracial de qualidade. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa passa pelos estudos dos autores, como: Kabengele Munanga (2005), Menga Ludke (1986), Wilma Coelho & Rebeca Cabral (2008). Os resultados evidenciam uma incidência visível de ações discriminatórias durante a educação infantil e o despreparo emocional e teórico do professor para conviver com tais situações. Os sujeitos pesquisados manifestam o desejo de compreender a trajetória histórico-cultural dos afrodescendentes para favorecer a construção e a valorização da identidade negra, bem como, a condição de impedir ou minimizar as práticas discriminatórias e os efeitos racistas no cenário escolar e social. Acredita-se, que esse estudo possa contribuir na direção de desenvolver uma educação étnicorracial com significância e qualidade necessária aos sistemas de ensino, no sentido de subsidiar o trabalho do professor, oferecendo-lhe condições materiais e acompanhamento e de formação continuada para aprofundar os conhecimentos teóricos referentes à história e cultura afro-brasileira e africana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Etnicorracial | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | A Lei 10.639/2003 na educação infantil: algumas perspectivas sobre o ensino da História e da cultura afro-brasileira em creches municipais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - CICEMAR IARA GONÇALVES MARQUES.pdf | 361.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.