Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13655
Título: Roteiro para elaboração de projetos em instituições públicas
Autor(es): Lacerda, Fabiano de Magalhães
Palavras-chave: Administração pública
Escritório de projetos
Roteiro
Planejamento
Processos
Data do documento: 29-Nov-2016
Resumo: Os desafios impostos à Administração Pública em razão do processo de internacionalização da economia mundial tornam evidente a necessidade de implementação de novos mecanismos de gestão que proporcionem o aumento do seu nível de resiliência para a consecução de seus objetivos institucionais. Por conseguinte, o fortalecimento de uma cultura organizacional apoiada em requisitos de projetos consiste numa das melhores iniciativas da gestão pública para proporcionar a melhoria da qualidade dos bens e serviços ofertados à sociedade. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um roteiro básico para orientar o conjunto de procedimentos das atividades relacionadas à elaboração de projetos em instituições públicas. As diretrizes dos grupos de processos definidos no Guia PMBOK® fornecem o balizamento para o desenvolvimento dos formulários e documentos apresentados neste trabalho. A metodologia caracteriza-se como aplicada, de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Os resultados apresentados neste trabalho são a implementação de escritórios de projetos nos ambientes da Administração Pública para o provimento de bens e serviços à sociedade, um conjunto de formulários e documentos que pormenorizam as atividades necessárias ao planejamento de projetos e um roteiro que permite o balizamento das atividades de forma modularizada em processos. Os resultados de trabalho certamente devem contribuir para facilitar o planejamento das atividades relacionadas a projetos, estimulando a cultura organizacional apoiada em requisitos de projetos no âmbito da Administração Pública, objetivando a oferta adequada de bens e serviços à sociedade.
Descrição: LACERDA, Fabiano de Magalhães. Roteiro para elaboração de projetos em instituições públicas. 2016. 109f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13655
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FABIANO DE MAGALHÃES LACERDA.pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.