Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13668
Título: Educação do campo: um olhar sobre a avaliação no Ensino Fundamental II
Autor(es): Domingues, Sônia Maria Franco
Palavras-chave: Educação do campo
Avaliação escolar
Ensino Fundamental
Data do documento: 20-Set-2014
Resumo: Este texto monográfico é resultado de uma pesquisa que tem como tema a avaliação no ensino fundamental II na perspectiva da educação do campo. A partir da questão: Que concepções e práticas avaliativas são desenvolvidas pelos professores de Ensino Fundamental II, na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio de Dois Riachos (E.E.E.F.M.D.R.), onde buscamos analisar a concepção e prática avaliativa de professores que atuam no campo em nível de ensino fundamental II. Assim, desenvolvemos um trabalho de pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa de caráter exploratório. Envolvendo cinco (05) professores da referida escola. Como aporte teórico utilizamos os estudos de Cipriano Luckesi (2006) e Jussara Hoffman (2000) e Vasconcellos (1998) para discutir avaliação. Nos reportamos a Arroyo, Caldart, Molina (2004,) Brandão (2003) e Silva (2004),para discutir a concepção de educação do campo. Como principais resultados destacam-se: A avaliação da aprendizagem pode ser considerada como um mecanismo onde o professor dispõe de informações a respeito dos avanços e das dificuldades dos alunos, constituindo-se como um procedimento permanente. Tais reflexões nos leva a demonstrar que, sendo a avaliação um meio imprescindível para o processo educativo deve indicar para a construção de uma prática avaliativa qualitativamente e quantitativa mais eficiente, assim o desenvolvimento deste estudo possibilitou um olhar investigador e diferenciado com relação à avaliação da aprendizagem no ambiente escolar, levando-nos a refletir sobre os reais objetivos da prática que faz parte da ação pedagógica. Diante dos dados apresentados pelos cinco professores investigados e buscando responder à problemática que norteou o desenvolvimento do estudo, podemos entender que, apesar da identificação de alguns elementos, na ação pedagógica desses professores, que fundamentam a avaliação como um instrumento obrigatório (ou amoroso?) de mediação entre o ensino e aprendizagem.
Descrição: DOMINGUES, Sônia Maria Franco. Educação do campo: um olhar sobre a avaliação no Ensino Fundamental II. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13668
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SONIA MARIA FRANCO DOMINGUES.pdf474.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.