Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13677
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lemos, Maria Joseane Brasilino de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:56:02Z | - |
dc.date.available | 2017-07-26T12:56:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13677 | - |
dc.description | LEMOS, Maria Joseane Brasilino de Lima. O papel da família na escola: diagnóstico das dificuldades ocorridas no processo de ensino aprendizagem. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, têm-se observado várias tentativas de resgatar a parceria família e escola, para ajudar os alunos a terem sucesso na vida escolar e fora dela. Essa é uma tentativa de diminuir a repetência, a evasão escolar, exclusão, violência entre outros, como também para melhorar a qualidade da educação no nosso país. Diante do exposto, esta monografia tem o objetivo de diagnosticar entre pais e filhos quais as dificuldades enfrentadas no convívio escolar. Para seu desenvolvimento, foi adotada uma metodologia qualitativa, que buscou obter dados por meios de pesquisa de campo. Participaram do estudo alunos do 3º ano do Ensino Médio da EEEFM Adalgisa Teódulo da Fonseca em Itaporanga- PB e pais de alunos. Os resultados da pesquisa mostram que os pais, apesar de concordarem que é importante acompanharem a vida escolar do filho, são claros que o fato de terem que trabalhar fora ou morar distante, impedem de ter um contato mais frequente com a escola. Pode-se concluir que a pesquisa contribuiu para que entendêssemos a realidade das escolas, uma vez que identificou problemas com relação à aprendizagem e outros mais. É fundamental que os pais se incluam no processo de formação do sujeito e juntamente com a escola esforcem-se para formar filhos e alunos saudáveis e sociáveis. Está claro que família e escola precisam caminhar juntas na construção do conhecimento, autonomia e sucesso no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adalberto Teixeira Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.subject | Parceria familiar | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.title | O papel da família na escola: diagnóstico das dificuldades ocorridas no processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA JOSEANE BRASILINO DE LIMA LEMOS.pdf | 604.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.