Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13679
Título: A importância da gestão democrática escolar para o fortalecimento do processo educativo
Autor(es): Farias, Maria Edinalva da Silva
Palavras-chave: Gestão escolar
Democratização do ensino
Processo educativo
Data do documento: 30-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral, discutir a importância da Gestão democrática escolar para o fortalecimento do processo educativo. Tomou-se como objeto de estudo a realidade vivenciada por nós no contexto da instituição educativa pública, através da qual se analisou como a gestão democrática tem contribuído com a prática pedagógica da escola, surgindo o seguinte questionamento: até que ponto a implantação de uma Gestão democrática e participativa contribui para o fortalecimento da escola? Como objetivos específicos tem-se apresentar o contexto político da democratização da educação no Brasil, investigar a concepção de gestão escolar democrática à luz da teoria da educação e identificar que fatores que atuam como determinantes na configuração dos processos de gestão no âmbito escolar. Utilizou-se no estudo, o método qualitativo tendo como principal instrumento para coleta de dados, a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa proporcionaram a oportunidade de refletir sobre a importância da participação de todos envolvidos no processo educativo, como também analisar o trabalho feito pela gestão escolar numa perspectiva democrática e participativa, percebendo de que forma essa participação poderá ser otimizada para o fortalecimento do processo educativo.
Descrição: FARIAS, Maria Edinalva da Silva. A importância da gestão democrática escolar para o fortalecimento do processo educativo. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13679
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA EDINALVA DA SILVA FARIAS.pdf839.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.