Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Francyllayan's Karla da Silva-
dc.date.accessioned2013-07-30T19:02:02Z-
dc.date.available2013-07-30T19:02:02Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1367-
dc.descriptionFERNANDES, F. K. da. S. Estruturas silenciosas: a inclusão da criança com deficiência auditiva no Centro Educacional Edvardo Toscano em Guarabira. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA deficiência auditiva é um problema que atinge 8,94 % da população brasileira, é classificada de duas formas entre a mais leve e a profunda as quais não impedem que um surdo fale, transformando o em um surdo oralizado o que irá depender apenas de exercícios fonoaudiólogos. A inclusão do surdo é um assunto muito complexo onde o problema deve ser pensado como um todo de acordo com a realidade de cada local, para poder analisar a situação geral e saber o cotidiano de um surdo nos seus momentos de inclusão/exclusão discutindo teorias e praticas em que o surdo é um individuo que possui uma linguagem própria e natural, a LIBRAS, o que diz que não são eles que têm que se adaptar a nós e sim nós que temos por obrigação nos adaptarmos a eles, compartilhando caminhos dando abertura para o diferente. Este estudo consiste em um levantamento de dados qualitativos sobre os surdos e o que tem sido feito para inclui-los nas escolas e na sociedade. A inquietação que motivou a pesquisa sobre essa área foi o fato de perceber que as crianças portadoras de deficiências têm sofrido muito por causa da inclusão, não só nas escolas, mas também com seus familiares e enfim com o mundo que o cerca. Tentamos aqui abordar a inclusão do surdo no desenvolvimento social e educacional caracterizando as dificuldades que os mesmo têm em desenvolver a aprendizagem na chamada escola “inclusiva” onde eles são obrigados a se adaptar de forma desadequada, pois a maioria das escolas “inclusivas” não possuem material didáticos e suportes para atende-los, mostrando até onde podemos ir não apenas com pessoas iguais, mas também com as diferentes, nos possibilitando a aceitação e a interação entre as diferenças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ricardo Fábio da Silva Leônciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstruturas silenciosas: a inclusão da criança com deficiência auditiva no Centro Educacional Edvardo Toscano em Guarabirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francyllayan's Karla da Silva Fernandes.pdfFrancyllayan's Karla da Silva Fernandes409.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.