Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Francyllayan's Karla da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-30T19:02:02Z | - |
dc.date.available | 2013-07-30T19:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1367 | - |
dc.description | FERNANDES, F. K. da. S. Estruturas silenciosas: a inclusão da criança com deficiência auditiva no Centro Educacional Edvardo Toscano em Guarabira. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | A deficiência auditiva é um problema que atinge 8,94 % da população brasileira, é classificada de duas formas entre a mais leve e a profunda as quais não impedem que um surdo fale, transformando o em um surdo oralizado o que irá depender apenas de exercícios fonoaudiólogos. A inclusão do surdo é um assunto muito complexo onde o problema deve ser pensado como um todo de acordo com a realidade de cada local, para poder analisar a situação geral e saber o cotidiano de um surdo nos seus momentos de inclusão/exclusão discutindo teorias e praticas em que o surdo é um individuo que possui uma linguagem própria e natural, a LIBRAS, o que diz que não são eles que têm que se adaptar a nós e sim nós que temos por obrigação nos adaptarmos a eles, compartilhando caminhos dando abertura para o diferente. Este estudo consiste em um levantamento de dados qualitativos sobre os surdos e o que tem sido feito para inclui-los nas escolas e na sociedade. A inquietação que motivou a pesquisa sobre essa área foi o fato de perceber que as crianças portadoras de deficiências têm sofrido muito por causa da inclusão, não só nas escolas, mas também com seus familiares e enfim com o mundo que o cerca. Tentamos aqui abordar a inclusão do surdo no desenvolvimento social e educacional caracterizando as dificuldades que os mesmo têm em desenvolver a aprendizagem na chamada escola “inclusiva” onde eles são obrigados a se adaptar de forma desadequada, pois a maioria das escolas “inclusivas” não possuem material didáticos e suportes para atende-los, mostrando até onde podemos ir não apenas com pessoas iguais, mas também com as diferentes, nos possibilitando a aceitação e a interação entre as diferenças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ricardo Fábio da Silva Leôncio | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Estruturas silenciosas: a inclusão da criança com deficiência auditiva no Centro Educacional Edvardo Toscano em Guarabira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francyllayan's Karla da Silva Fernandes.pdf | Francyllayan's Karla da Silva Fernandes | 409.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.