Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13683
Título: O ensino da matemática através dos jogos lúdicos
Autor(es): Lopes, Maria do Socorro Pereira
Palavras-chave: Ensino de matemática
Jogos lúdicos
Práticas pedagógicas
Data do documento: 14-Jun-2014
Resumo: Neste trabalho, apresentamos alguns jogos e suas relações com o processo ensino-aprendizagem da disciplina Matemática, vivenciados por alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Valdemiro Wanderley de Oliveira, na cidade de Santa Cruz, Paraíba. Como sabemos, no dizer da maioria dos alunos, a matemática é a disciplina mais temida em sua vida estudantil. As suas formas abruptas de levá-los ao conhecimento ou as informações, tornam a disciplina difícil de assimilação, uma vez que ela é ensinada dentro de uma perspectiva que leva em consideração o aspecto formal e sem ligação com o cotidiano dos alunos. Várias pesquisas têm sido conduzidas no sentido de desmistificar esse pensamento, mostrando que é possível associar jogos lúdicos ao algebrismo típico dessa disciplina. Nossa pesquisa procurou enfatizar esse aspecto, comparando a aprendizagem de alguns conteúdos, com ou sem a inserção de jogos. Notadamente, percebemos um ganho na aprendizagem dos alunos pesquisados, quando os mesmos utilizam-se da forma prazerosa com que os jogos lúdicos associam-se aos conteúdos propostos.
Descrição: LOPES, Maria do Socorro Pereira. O ensino da matemática através dos jogos lúdicos. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13683
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA DO SOCORRO PEREIRA LOPES.pdf265.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.