Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13684
Título: O processo histórico e cultural do município de Santa Cruz-PB; Educando para o Patrimônio
Autor(es): Almeida, Francisco Severino de
Palavras-chave: Ensino de História
Historiografia
Docente
Data do documento: 2014
Resumo: Neste trabalho busca-se tratar do ensino de história a partir de uma abordagem historiográfica com o objetivo de analisar a importância da história local para a formação dos concluintes no Ensino Fundamental, 5º Ano. Tenta-se compreender de que forma o trabalho com a história local em sala de aula oferece possibilidades e estímulo para que o aluno possa compreender a sua realidade através de uma reflexão pessoal sobre os assuntos abordados. Parte-se da premissa de que a história é uma experiência humana, e que ao resgatarmos essas experiências vividas por nossos antepassados incorporamos saberes que desenvolvem a consciência cívica e o reconhecimento de sua herança cultural, estes servirão para compreender a sua realidade e a dimensão das experiências de vidas de outros grupos sociais. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo na comunidade local junto aos alunos do 5 º ano do ensino fundamental, com aplicação de questionários e entrevistas à comunidade. As discussões foram subsidiadas teoricamente pelos estudos de BITTENCOURT (2004), FONSECA (2003), CABRINI (1986), e outros. Assim, diante de novas propostas metodológicas cabe ao professor analisar as possibilidades de novas abordagens da história local em sala de aula. Aqui, como proposta teórico-metodológica de ensino, focou-se no aluno como construtor e sujeito capaz de compreender a si mesmo e ao próximo a partir do resgate da memória de pessoas comuns e grupos específicos contemplados pelo estudo historiográfico.
Descrição: ALMEIDA, Francisco Severino de. O processo histórico e cultural do município de Santa Cruz-PB; Educando para o Patrimônio. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13684
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FRANCISCO SEVERINO DE ALMEIDA.pdf423.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.