Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13686
Título: Importância da educação ambiental na escola do campo
Autor(es): Pereira, José Hélio
Palavras-chave: Educação do campo
Educação ambiental
Educação rural
Data do documento: 2014
Resumo: No campo, a escola encontra-se envolvida pelo ambiente natural e por pessoas com necessidades educacionais diferenciadas das pessoas da cidade, pois as pessoas do campo não detêm as mesmas oportunidades de desenvolvimento socioambiental e vêem a escola como uma porta para se ter uma vida mais digna. A escola como ambiente de aprendizagem, apenas tem preparado os estudantes para o mercado de trabalho e não para terem uma vida de qualidade, pois muitos dos conteúdos trabalhados não estão vinculados à realidade social, natural, política, cultural e econômica, a qual a escola está inserida. A partir daí questiona-se qual a importância da Educação Ambiental nas escolas principalmente as do campo? Neste propósito temos como objetivo geral desta pesquisa: discutir sobre a importância da Educação Ambiental nas Escolas do Campo. E como objetivos específicos: Identificar os problemas decorrentes da exploração dos recursos naturais no campo. Refletir sobre as dificuldades para aplicação de práticas sustentáveis, que possam minimizar os efeitos prejudiciais da poluição ambiental no campo. Fazer uma abordagem crítica sobre a prática ambiental na educação do campo atual. Enfocar sobre a importância prática da Educação Ambiental nas escolas do campo. Por tanto, este trabalho propõe, por meio de levantamento bibliográfico, avaliando por meio de consultas a livros e internet, fazer uma reflexão a cerca da importância de uma conscientização para melhoria do problema detectado. Ao pesquisarmos sobre a importância da Educação Ambiental para a formação do cidadão do campo, descobrimos que existem várias concepções de Educação Ambiental e, por isso não basta dizermos que trabalhamos com ela em nossa prática de ensino, precisamos conhecer as características básicas de cada uma delas, para escolhermos aquela que de fato corresponda aos ideais da Educação do Campo, visto que nós, estudantes do curso de especialização, somos sabedores que a Educação do Campo foi e é uma conquista árdua dos camponeses, tal qual, torna-se uma ferramenta indispensável ao trabalho do professor no campo.
Descrição: PEREIRA, José Hélio. Importância da educação ambiental na escola do campo. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13686
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ HÉLIO PEREIRA.pdf551.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.