Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13687
Título: A importância da leitura nos anos iniciais
Autor(es): Nóbrega, Verônica Antonino da
Palavras-chave: Leitura
Prática social
Ler
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: Um dos temas mais debatidos no meio educacional brasileiro é a questão da leitura, sua importância para a vida social de um indivíduo. Uma vez que a prática da leitura deve ser vista como um conjunto de comportamentos que são guiados por processos cognitivos armazenados na memória do indivíduo, os quais emergem durante o contexto da atividade leitura. Sendo assim, o objetivo maior da leitura é garantir a escrita como um bem cultural dentro do processo de ampliação e compreensão do mundo e, essa tarefa, não está ligada somente nas séries iniciais, uma vez que se quebra a base de um processo longo, que deverá ser iniciado, provocado, sustentado e desenvolvido durante as experiências escolares, afirmando que se formam leitores na relação dialógica entre aquele que ensina e aquele que aprende. Embora seja de grande importância, a leitura exerce na vida da criança um papel fundamental no desenvolvimento emocional bem como na capacidade de expressar melhor suas idéias, em geral, de acordo com Machado (2001), elas não gostam de ler e fazem-no por obrigação. Mas afinal, por que isso acontece? Talvez seja pela falta de exemplo dos pais ou dos professores, talvez não. Para tanto este trabalho traz como objetivo apresentar de forma simples e clara que a leitura é um processo que se evidencia através da interação entre os diversos níveis de conhecimento do leitor: o conhecimento linguístico; o conhecimento textual e o conhecimento de mundo. Sendo assim, o ato de ler caracteriza-se como um processo interativo.
Descrição: NÓBREGA, Verônica Antonino da. A importância da leitura nos anos iniciais. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13687
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - VERÔNICA ANTONINO DA NÓBREGA.pdf491.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.