Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Adrielma Silva de-
dc.date.accessioned2017-07-26T13:00:36Z-
dc.date.available2017-07-26T13:00:36Z-
dc.date.issued2014-11-21-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13704-
dc.descriptionSOUZA, Adrielma Silva de. Diagnóstico de alguns fatores que contribuem para as dificuldades do ensino de Química. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa realizar um levantamento dos fatores que contribuem para as dificuldades no ensino de Química na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Izabel Rodrigues de Melo, situada no Distrito de Galante no Município de Campina Grande-PB. Neste enfoque procurou-se refletir sobre a prática do ensino e aprendizagem na disciplina de Química nos espaços de uma escola pública com o intuito de gerar contribuições nas ações docentes pela busca da melhoria do ensino. A pesquisa efetuada na escola ocorreu por meio de questionários semiestruturados aplicados aos alunos do ensino médio diurno que comporta o Programa do Ensino Médio Inovador a fim de diagnosticar alguns fatores existentes no contexto escolar que podem influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizagem de Química, considerando a relevância dessa ciência que vem desempenhando na sociedade e consequentemente na vida dos alunos envolvidos. Mediante a análise dos questionários, pôde-se ter uma ideia dos anseios e carências do sistema escolar de acordo com os alunos. Os dados mostram a falta de recursos e estrutura, como a ausência de salas de vídeo e de informática, bem como de livros didáticos que configuram-se como fatores que vem a acentuar as dificuldades no ensino e aprendizagem de Química. Contudo os alunos afirmaram em maior porcentagem estarem satisfeitos com o ensino de Química oferecido por sua escola, e para mais, apresentaram o critério “pouco difícil” em destaque no questionamento quanto a dificuldade em aprender tal ciência. Os resultados obtidos servirão como instrumento propulsor para realces práticos de intervenção no processo de ensino e aprendizagem da disciplina, pois apesar das dificuldades encontradas, a análise da pesquisa contribuiu significativamente para maior entendimento do problema.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleDiagnóstico de alguns fatores que contribuem para as dificuldades do ensino de químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ADRIELMA SILVA DE SOUZA.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.