Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13705
Título: O processo de pacificação em Moçambique e a abordagem da justiça restaurativa: um estudo comparativo
Autor(es): Santos, Gerlienne Maria Farias dos
Palavras-chave: Pacificação
Justiça restaurativa
Moçambique
Construção da paz
Data do documento: 20-Jun-2016
Resumo: O conflito armado de Moçambique cessou em 1992 com a assinatura do Acordo Geral para Paz pelas partes envolvidas no conflito – FRELIMO e RENAMO, dando início ao processo de Pacificação de Moçambique. Considerado como um processo de construção de paz bem sucedido, ele será utilizado como caso a ser comparado com a Justiça Restaurativa. A Justiça Restaurativa é um conjunto de práticas restaurativas que visam restaurar o ambiente que sofreu com alguma violência, seus objetivos primários são reparar os danos sofridos pela(s) vítima(s), assim como sua reintegração e a do ofensor a sociedade. É uma abordagem flexível e seus valores são pautados em respeito, equidade, voluntariedade, dentre outros, tendo origem nas práticas tribais oriundas da Nova Zelândia. Nesta pesquisa procura-se comparar a Justiça Restaurativa ao processo de pacificação de Moçambique com a finalidade de identificar suas semelhanças e diferenças. E dessa forma propor uma reflexão mais ampla acerca da Justiça Restaurativa dentro de um processo reconciliatório e de construção de paz. A metodologia empregada é a pesquisa qualitativa, através dela pudemos conhecer os principais conceitos trazidos nesta pesquisa, bem como a análise de estudo de caso da reconciliação em Moçambique, para o entendimento do processo restaurativo nas diferentes realidades. Sendo assim, este trabalho visa obter resultados satisfatórios à medida que evidenciamos semelhanças e diferenças entre o processo de pacificação em Moçambique e a Justiça Restaurativa. E assim constata-se que o processo de pacificação de Moçambique pode contribuir para pensar a Justiça Restaurativa dentro de um processo de construção de paz no pós-conflito.
Descrição: SANTOS, G. M. F. dos. O processo de pacificação em Moçambique e a abordagem da justiça restaurativa: um estudo comparativo. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13705
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlienne Maria Farias dos Santos.pdfGerlienne Maria Farias dos Santos1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.