Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13712
Título: As relações sino-brasileiras: a esperança de superação de assimetrias pela cooperação Sul-Sul
Autor(es): Freitas, Telma Giovana de
Palavras-chave: Cooperação Sul-Sul
Relações sino-brasileiras
Desindustrialização do Brasil
Data do documento: 5-Jul-2017
Resumo: O início do século XXI foi marcado pelo empoderamento econômico de atores do Sul Global, sobretudo de Estados-pivôs, denominados Países Emergentes. Estes países, ademais de impulsionar as trocas comerciais no eixo Sul, também foram responsáveis pelo ganho de notoriedade da Cooperação Sul-Sul no cenário internacional. As relações sino-brasileiras estão inseridas neste contexto e, desde o início dos anos 2000, as trocas comerciais entre os dois países aumentaram de forma substancial e a China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil. No entanto, a constatação de que o lado brasileiro vende sobretudo commodities e compra basicamente manufaturados levanta questionamentos que chegam até mesmo a responsabilizar a China por nosso mal desempenho do setor industrial. O presente artigo buscará, através de uma pesquisa bibliográfica, analisar o peso das relações comerciais com a China para o Brasil dentro da ideia de Cooperação Sul-Sul, questionando se os produtos chineses realmente influenciam na desindustrialização do Brasil.
Descrição: FREITAS, T. G. de. As relações sino-brasileiras: a esperança de superação de assimetrias pela cooperação Sul-Sul. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13712
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Telma Giovana de Freitas.pdfTelma Giovana de Freitas781.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.