Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13716
Título: O construtivismo como lente de análise para os processos de integração regional
Autor(es): Mangueira, Ana Beatriz da Costa
Palavras-chave: Integração regional
Construtivismo
Política internacional
Data do documento: 17-Mai-2017
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo considerar o Construtivismo como lente de análise para os processos de integração regional, tendo em vista que as teorias tradicionais são insuficientes para explicar esses processos, bem como as dinâmicas da política internacional. Muitos aspectos importantes dos processos de integração regional como, por exemplo, a formação das identidades e dos interesses dos estados, bem como as suas relações intersubjetivas foram negligenciados pelas teorias clássicas de Relações Internacionais (RI). Diferentemente dessas teorias, o Construtivismo possui premissas que contribuem de forma a aprofundar a compreensão sobre o tema em questão. Assim, para dar sustentação a essas análises, utilizando de uma literatura variada de autores construtivistas, realiza-se um apanhado sobre a integração regional, em seus diferentes contextos, em especial no pós-Guerra Fria, momento em que o regionalismo obteve maior destaque. As relações intersubjetivas entre os Estados que compõem os processos de integração regional devem ser visualizadas como fundamentais na busca pelo entendimento destes processos, pois tais elementos ampliam as perspectivas de estudos sobre a política internacional. Além disso, levar em consideração que as instituições são resultados dessas mesmas relações intersubjetivas entre os atores também é de suma importância para as análises da integração regional, especialmente no que diz respeito ao seu processo de formação. As instituições criadas pelos atores são um exemplo de que o mundo é constantemente construído e desconstruído de acordo com as percepções, preferências e interações desses atores. Dessa forma, o Construtivismo amplia a compreensão sobre os processos de integração regional principalmente porque reconhece a constante transformação do mundo por meio da interação dos agentes.
Descrição: MANGUEIRA, A. B. da C. O construtivismo como lente de análise para os processos de integração regional. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13716
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Beatriz da Costa Mangueira.pdfAna Beatriz da Costa Mangueira800.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.