Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13726
Título: Práticas de leitura em aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II: observações do estágio supervisionado
Autor(es): Moura, Ana Cláudia Silva de
Palavras-chave: Ensino de Leitura
Escola Pública
Práticas Metodológicas
Data do documento: 2017
Resumo: As discussões sobre o ensino da leitura se tornou bastante ampla, nas últimas décadas. As práticas de leitura são objeto hoje, de inúmeras pesquisas. Não obstante, essas pesquisas constatam que ainda é possível o ensino de leitura baseado na habilidade de decodificação do código escrito, a leitura como subsídio para a produção escrita, a leitura para trabalhar o vocabulário, enfim, a leitura mecânica. Essas abordagens, muito criticada nas últimas décadas pelos discursos acadêmicos e oficiais, mesmo sendo, uma prática antiga, mais ainda presente na sala de aula. As avaliações oficiais – Prova Brasil, SAEB e outras, evidenciam as dificuldades de leitura de textos escritos apresentadas por alunos das escolas brasileiras. Durante o estágio supervisionado (observação) também se pode constatar esse quadro. Todavia, promover a leitura na escola não é tarefa fácil, exige oferecer aos alunos diversas oportunidades para desenvolver a leitura através de práticas didáticas que viabilizem a aprendizagem do prazer de ler. Diante das dificuldades e possibilidades apontadas, essa pesquisa, quanti-qualitativa, parte integrante do Estágio Supervisionado de Letras (0bservação), objetivou descrever e analisar as opções metodológicas direcionadas às práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa (LP), no Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Guarabira/PB. Como suporte teórico, os estudos de Pimenta e Lima (2010), Zabalza (2000), Bakhtin (1998, 2006), Cagliari (2009), Kleiman (2008), Solé (2008), Lajolo (1993), Antunes (2003) e outros. Obtiveram-se os seguintes resultados: prevalecem propostas didáticas oriundas do livro didático de LP. Este, nem sempre contribui com propostas diferenciadas. E, que entre as práticas tradicionais observadas, foi possível vivenciar algumas experiências diferenciadas.
Descrição: MOURA, A. C. S. de. Práticas de leitura em aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental II: observações do estágio supervisionado. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13726
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia Silva de Moura.pdfAna Cláudia Silva de Moura846.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.