Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13728
Título: A intervenção didática dos blocos lógicos nos conceitos geométricos na educação infantil
Autor(es): Pequeno, Maria da Luz da Silva
Palavras-chave: Educação infantil
Educação matemática
Blocos Lógicos
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “A intervenção didática dos blocos lógicos nos conceitos geométricos na Educação Infantil”, teve como objetivo identificar como os blocos lógicos auxiliam no aprendizado dos conceitos geométricos nas séries inicias da Educação Infantil. Para tanto foi escolhida uma turma de Ensino Infantil da Rede Municipal de Educação da cidade de Guarabira-PB. O interesse pelo tema surgiu devido a experiências vivenciadas no estágio, em que foi notado que o ensino de matemática precisa ser mais dinâmico e significativo. A presente pesquisa é de caráter e de abordagem qualitativa, onde compreendemos como a matemática vem sendo tratada e como a formação do educador influencia no trabalho coma as formas geométricas (blocos lógicos). O tema é fundamentado em autores como: Dienes(1974), Kishimoto(2010), Alves(2001), Aranão(1996), Faria(2000), entre outros, que defendem o uso dos jogos como método de ensino de matemática, e que, compete ao professor estimular em seus alunos, a curiosidade, criatividade, o pensamento independente, motivando-os de forma que o aprendizado seja, mais significativo e concreto. Estimula-se também a concepção construtivista sobre os jogos, onde deixa claro que o sujeito é ativo na construção do seu próprio conhecimento através da interação como meio e na relação que estabelece com os objetos e pessoas em sua volta. Para tal foi trabalhada a compreensão e a importância dos blocos lógicos, quanto a formação do educador e sua influência no trabalho com os conceitos geométricos, para uma melhor compreensão do conhecimento e da aprendizagem das crianças. Deste modo, foram feitas diversas pesquisas, leituras e dados e um estudo bem detalhado das atividades aplicadas para almejar os objetivos deste trabalho.Com as realizações das atividades lúdicas feitas pelas crianças, o educador passa a perceber que as brincadeiras e os jogos auxiliam na aprendizagem do ensino de Matemática, pois de uma maneira divertida, as crianças começam a identificar a matemática no seu cotidiano escolar.
Descrição: PEQUENO, M. da L. da S. A intervenção didática dos blocos lógicos nos conceitos geométricos na educação infantil. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13728
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Luz da Silva Pequeno.pdfMaria da Luz da Silva Pequeno1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.