Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13740
Título: Preparação de hidrogéis contendo nanocápsulas de carvacrol visando obtenção de sistemas de liberação In situ
Autor(es): Alves, Rayanne Maira Felix Ribeiro
Palavras-chave: Nanocápsulas
Carvacrol
Hidrogéis
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: Novas alternativas terapêuticas para melhorar a atividade biológica e diminuir os possíveis efeitos adversos de moléculas bioativas têm sido desenvolvidas. O uso de sistemas nanoparticulados como carreadores de fármacos é estratégico para se alcançar a acumulação seletiva no alvo biológico, visto que eles alteram a farmacocinética e biodistribuição da molécula encapsulada. A incorporação desse sistema em hidrogéis termorresponsivos vem ganhando interesse da comunidade científica uma vez que possibilita uma liberação seletiva in situ do fármaco, tendo em vista isto, neste trabalho hidrogéis com carvacrol inserido em nanocápsulas foram preparados para obtenção de um sistema de liberação in situ. As nanocápsulas foram formuladas pelo método de nanoprecipitação de polímeros pré-formados. Diferentes concentrações de Poloxamer 407 (10%, 20% e 30%) foram utilizadas para formular os hidrogéis, estes foram avaliados quanto às características de termossensibilidade, tamanho de partícula, índice de polidispersão e potencial zeta; análises microscópicas e macroscópicas também foram realizadas. O tamanho de partícula, índice de polidispersão e potencial zeta também foi visto para hidrogéis formulados com 20% de Poloxamer 407 com nanocápsulas de carvacrol e sem nanocápsulas de carvacrol. Análise de pH, ensaio de toxicidade frente Artemia salina Leach e testes em camundongos foram realizados com hidrogéis de 20% da concentração do copolímero. Os resultados obtidos das análises macroscópicas mostraram que todas as formulações durante o decorrer do tempo eram incolores, sem odor e não foi visto presença de precipitado tanto macroscopicamente quanto microscopicamente; quanto aos resultados do tamanho de partícula, índice de polidispersão e potencial zeta de hidrogéis com 10%, 20% e 30% do copolímero foi visto que os hidrogéis com 20% apresentaram um sistema mais estável, sendo portanto, a concentração escolhida para inserção das nanocápsulas de carvacrol. A presença de nanocápsulas de carvacrol nos hidrogéis não alteraram sua propriedade termorreversível; as análises de tamanho de partícula, índice de polidispersão e potencial zeta mostraram que o sistema hidrogel com nanocápsulas de carvacrol apresenta estabilidade e boa homogeneidade. Quanto ao pH os valores alternaram com o decorrer do tempo, entretanto todos apresentaram pH de aproximadamente 7. O ensaio de toxicidade em Artemia salina mostrou que hidrogel com nanocápsulas de carvacrol apresentam toxicidade moderada. Os testes em camundongos demonstraram que nanopartículas com carvacrol apresentam liberação prolongada do fármaco, proporcionando efeito terapêutico por maior tempo, em contrapartida, hidrogéis com nanopartículas de carvacrol não obtiveram os resultados esperados. Este trabalho mostrou que hidrogéis termossensíveis podem ser utilizados para incorporar nanocápsulas de carvacrol vislumbrando um novo sistema de liberação in situ de fármacos.
Descrição: ALVES, R. M. F. R. Preparação de hidrogéis contendo nanocápsulas de carvacrol visando obtenção de sistemas de liberação In situ. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13740
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Maira Felix Ribeiro Alves.pdfRayanne Maira Felix Ribeiro Alves1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.