Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13752
Título: Análise da importância do estágio supervisionado para o avanço das metodologias nas aulas de geografia no município de Logradouro/PB
Autor(es): Silva, Maria Joseane Coutinho
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Metodologia de Ensino
Ensino de geografia
Data do documento: 2017
Resumo: O estágio supervisionado é essencial para a formação integral dos alunos de Licenciatura, considerando que cada vez mais são exigidos profissionais com habilidades e bem preparados para enfrentar os desafios futuros da sala de aula. Essa pesquisa tem como objetivo analisar através da experiência do estágio supervisionado as metodologias que os professores estão utilizando no ensino de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prefeito Antônio Neves em cidade de Logradouro/PB. Além de identificar se os professores estão dentro do que é proposto pela Coordenação Pedagógica para ser aplicado aos alunos, contribuir para um melhor senso crítico dos alunos e sugerir o que deve ser mudado para uma melhoria no ensino de Geografia como disciplina escolar e as técnicas de profissionais em sala de aula. Foram realizadas leituras de artigos científicos, observação de aulas e aplicação de questionários com alunos do ensino médio e professores. Observou-se que nos 2º e 3º anos do ensino médio da escola supracitada, o principal recurso didático utilizado pelo professor para ministrar as aulas, é o livro didático, basicamente para simples leitura. Os professores fazem pouco uso de mapas e figuras, bem como não incorporam as mídias a sua metodologia e argumentam que além de ter dificuldades em utilizá-las, os alunos demonstram desinteresse nas aulas e desta forma é mais cabível permanecer nas velhas práticas. Constatamos que a forma tradicional do ensino da geografia está ainda muito entranhada no âmbito escolar. O livro didático é utilizado em todas as aulas pelo professor, conduzindo o ensino e o conhecimento a se tornar enfadonho e desnecessário. As tecnologias não são incorporadas no ambiente escolar, devido às dificuldades que os professores encontram por não saber manuseá-las e por acharem que os alunos não se interessam.
Descrição: SILVA, M. J. C. da. Análise da importância do estágio supervisionado para o avanço das metodologias nas aulas de geografia no município de Logradouro/PB. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13752
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Joseane Coutinho da Silva.pdfMaria Joseane Coutinho da Silva816.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.