Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13754
Título: Colonização de macroinvertebrados bentônicos em substrato artificial em riachos de Mata Atlântica
Autor(es): Silva, Jôingrid da
Palavras-chave: Riachos de cabeceira
Substrato artificial
Sucessão ecológica
Macroinvertebrados bentônicos
Data do documento: 19-Mai-2015
Resumo: Experimentos de colonização com substratos artificiais permitem conhecer a fauna de macroinvertebrados presente numa área, assim como, analisar as mudanças que ocorrem na composição da comunidade ao longo do tempo. Com isso, o presente estudo teve como objetivo principal descrever a sucessão ecológica de macroinvertebrados bentônicos que colonizam um tipo de substrato artificial inserido em riachos de Mata Atlântica. O experimento de colonização foi realizado em dois riachos localizados na REBIO Guaribas - Mamanguape/PB, durante o período chuvoso (maio a julho) dos anos de 2012 e 2013. Em cada ano foram realizadas seis coletas, sendo as três primeiras semanais e as três últimas quinzenais. As amostras foram processadas, triadas e os macroinvertebrados bentônicos identificados em nível de família. Para avaliar a significância das diferenças na riqueza e abundância de macroinvertebrados entre os intervalos de dias foi realizada uma ANOVA com teste de Tukey como análise a posteriori. Para estabelecer possíveis relações entre a riqueza e abundância de macroinvertebrados com as variáveis ambientais foi realizada uma Regressão Múltipla Hierárquica Linear (RMHL). Padrões espaciais e temporais na composição da fauna foram avaliados por meio do Escalonamento Multidimensional Não-Métrico (NMDS) e a significância dos grupos testada através do MRPP. As análises estatísticas foram realizadas nos programas SPSS 17.0 e PC-ORD 4.0. Foram encontrados 4563 indivíduos distribuídos em 24 famílias, das quais as larvas de Chironomidae (51,74%) foram as mais abundantes e com frequência de ocorrência de 100%, seguidas de larvas de Hydropsychidae (14,28%) que se tornaram dominantes a partir da quinta coleta de cada ano de experimento. ANOVA mostrou que houve diferenças significativas apenas na riqueza entre as coletas (p<0.05) e, segundo a RMHL, os parâmetros físicos e químicos, juntamente com elementos do habitat foram importantes para explicar a variação na abundância e riqueza de macroinvertebrados. A análise de ordenação revelou segregação na composição faunística, sendo este resultado corroborado pelo MRPP que mostrou diferenças significativas entre os riachos e anos de experimento. Em geral, o uso de substratos artificiais mostrou ser um método eficaz na avaliação dos padrões temporais de variação da fauna, funcionando como habitats complexos e capazes de abrigar materiais orgânicos favorecendo o estabelecimento da comunidade de macroinvertebrados bentônicos ao longo do tempo.
Descrição: SILVA, J. da. Colonização de macroinvertebrados bentônicos em substrato artificial em riachos de Mata Atlântica. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13754
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jôingrid da Silva.pdfJôingrid da Silva1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.