Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1378
Título: | Bullying: uma realidade no espaço escolar |
Autor(es): | Ferreira, Renata Cristina de Carvalho |
Palavras-chave: | Bullying Escola Aluno |
Data do documento: | 30-Jul-2013 |
Resumo: | O artigo trata das ocorrências de bullying como um comportamento “cruel, intrínseco nas relações interpessoais, em que os mais fortes convertem os mais frágeis em objetos de diversão e prazer, através de brincadeiras que disfarçam o propósito de maltratar e intimidar” (FANTE, 2005). O bullying no ambiente das escolas brasileiras tem sido reconhecido de forma generalizada e bastante recente como um tipo de violência física e/ou psicológica cuja característica típica é a recorrência das ações, expressa na assimetria de poder entre um suposto agressor ou agressores e uma suposta vítima ou vítimas. Este trabalho tem como objetivo efetivo analisar, qual a percepção e atitudes do fenômeno bullying, os tipos e as agressividades comuns nas escolas, partindo assim de estudos sobre o tema de alguns autores, dentre eles, CALHAU (2011), FANTE (2005) e CUBAS (2006). Esta análise, e outras possíveis, na mesma ordem de compreensão, justificam-se como de fundamental necessidade e relevância, pois podem – inclusive – informar de modo colaborativo políticas públicas de prevenção. |
Descrição: | FERREIRA, R. C. de. C. Bullying: uma realidade no espaço escolar. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1378 |
ISSN: | CDD 371.58 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Renata Cristina de Carvalho Ferreira.pdf | Renata Cristina de Carvalho Ferreira | 256.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.