Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1379
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Suedja Magno de | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-30T19:03:43Z | - |
dc.date.available | 2013-07-30T19:03:43Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 379 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1379 | - |
dc.description | LIMA, S. M. de. Projeto político-pedagógico: uma prática democrática e cidadã. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas surgiram novas metodologias na tentativa de qualificar o ensino. Com base nisto, o presente artigo tem por finalidade abordar o Projeto Político-Pedagógico, um tema de muita atualidade em organização do ensino, a fim de construir uma forma mais envolvente de realizar a prática pedagógica. Uma das perspectivas democráticas já consideradas é a necessidade de a escola repensar sua organização, sua gestão, sua maneira de definir os tempos, ou seja, o seu “jeito de fazer escola”. Sua função social permanece em preparar os indivíduos para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa. A escola como espaço de formação do sujeito precisa estar preparada para oferecer aos alunos condições que lhes permitam serem interventores no futuro que cada um pode construir. Nesse caminho, o PPP deve ser instrumento norteador de toda essa construção. Ele deve ser a síntese de todo o projeto de formação, da concepção política a ser adotada e das opções pedagógicas e metodológicas que permitirão a efetivação da formação dos sujeitos educativos. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca compreender o processo de construção do PPP e a importância desse documento para a transformação da realidade da escola com vistas à democratização da gestão escolar e da melhoria da qualidade de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Otávio da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Projeto político-pedagógico: uma prática democrática e cidadã | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Suedja Magno de Lima.pdf | Suedja Magno de Lima | 261.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.