Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13824
Título: Estudo taxonômico de nova espécie neotropical do gênero Cyphoderus (collembola, Paronellidae)
Autor(es): Alves, Jorge Laerson dos Santos
Palavras-chave: Chaetotaxia
Entomobryomorpha
Chave
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Collembola são pequenos artrópodes entognatos, extremamente importantes em ambientes terrestres, estão na base da cadeia alimentar e atuam na ciclagem de nutrientes. Existem cerca de 8600 espécies descritas em todo o mundo, distribuídas em 600 gêneros de 30 famílias distintas. O Brasil atualmente possui 348 espécies distribuídas em 109 gêneros e 19 famílias. O Estado do Pará conta com 29 espécies descritas. Este trabalho teve como objetivo a descrição e o estudo taxonômico de uma nova espécie de Collembola, Cyphoderus mucrominimus sp. nov. do gênero Cyphoderus (Paronellidae), oriunda do Estado do Pará, Brasil. Uma chave de identificação é fornecida para separar espécies do gênero Cyphoderus no Brasil.
Descrição: ALVES, J. L. dos S. Estudo taxonômico de nova espécie neotropical do gênero Cyphoderus (collembola, Paronellidae). 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13824
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jorge Laerson dos Santos Alves.pdfJorge Laerson dos Santos Alves1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.