Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13826
Título: Arquivo, administração pública e transparência: o caso do arquivo central da prefeitura de João Pessoa
Autor(es): Oliveira, Edvan da Silva
Palavras-chave: Arquivo
Administração pública
Transparência pública
Data do documento: 12-Abr-2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo destacar a importância do uso dos arquivos por parte da sociedade, no tocante a sua participação no processo de gestão da administração pública. Para tanto se propõem a descrever a conexão do arquivo com administração pública, o acesso a informação pública e a transparência dos atos da administração. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho o caracteriza como, pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória – bibliográfica. Dessa forma foi realizada uma pesquisa na literatura arquivística, administrativa e na legislação, reunindo informações pertinentes, no intuito de alcançar os objetivos propostos. O texto aborda a relação dos arquivos com a administração pública e com o conceito de transparência pública, delimitando a discussão sobre arquivos na esfera municipal. Descrevendo sobre os arquivos municipais sob a ótica do Conselho Nacional de Arquivos. O trabalho encerra-se com a apresentação do caso do arquivo central da prefeitura de João Pessoa e sua contribuição, no que concerne a transparência da administração pública, onde constata importância dos arquivos para efetiva transparência dos atos da administração pública.
Descrição: OLIVEIRA, E. da S. Arquivo, administração pública e transparência: o caso do arquivo central da prefeitura de João Pessoa. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13826
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvan da Silva Oliveira.pdfEdvan da Silva Oliveira749.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.