Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13827
Título: Vulnerabilidade socioambiental na comunidade São Rafael João Pessoa - PB
Autor(es): Figueiredo, Kimberly Palmeira
Palavras-chave: Vulnerabilidade socioambiental
Degradação ambiental
Etnografia
Data do documento: 2-Mai-2017
Resumo: O atual crescimento econômico e populacional tem exercido forte influência sobre a estruturação social e espacial das grandes cidades, acentuando a discrepância entres os espaços. Isso contribui para a degradação do meio ambiente no entorno da cidade e a qualidade de vida de muitos moradores. Com isso este trabalho pretende identificar situações de vulnerabilidade socioambiental na comunidade São Rafael no Município de João pessoa, por meio da análise das narrativas e representações a respeito do ambiente e das situações de risco e vulnerabilidade, associadas à fundação e vida desta comunidade situada às margens do rio Jaguaribe. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho foi a etnografia, que consiste na observação, e interpretação de características da comunidade a partir das perspectivas dos moradores, visando um melhor entendimento da dinâmica social e suas particularidades. Sobre a vulnerabilidade socioambiental foi possível observar que as áreas onde residem a população com menor poder aquisitivo são exatamente as mesmas áreas onde predominam os riscos ambientais e a ausência da atenção e investimentos do poder Público.
Descrição: FIGUEIREDO, K. P. Vulnerabilidade socioambiental na comunidade São Rafael João Pessoa - PB. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13827
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kimberly Palmeira Figueiredo.pdfKimberly Palmeira Figueiredo1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.