Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13832
Título: Germinação em sementes de girassol envelhecidas e osmocondicionadas com soluções de PEG e NaCl
Autor(es): Cortez, Francisco Mirlânio Cândido Cortez
Palavras-chave: envelhecimento de sementes
Helianthus annuus
priming de sementes
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: A escolha das sementes de boa qualidade é importante, pois aumenta a rentabilidade do homem do campo por reduzir o número de sementes aplicadas por cova, durante o semeio. Contudo, nem sempre lotes de sementes de boa qualidade são encontrados no mercado e problemas em lotes de sementes antigos atingem principalmente a taxa de germinação, causando perdas de lucratividade e a impossibilidade de transferir lotes antigos para os produtores de girassol. Uma alternativa para essa questão é melhorar o poder germinativo de sementes de lotes mais antigos através de estratégias de osmocondicionamento. No presente trabalho determinou-se entre NaCl e PEG-6000, as soluções de osmocondicionamento que aumentam a taxa de germinação de sementes de girassol (Helianthus annuus) armazenadas por 3 anos. Para tanto, sementes de girassol da cultivar EMBRAPA 122 foram padronizadas pelo tamanho e tratadas com água, PEG -0,5MPa; PEG -1,0MPa; NaCl -0,5MPa e; NaCl -1,0MPa. Avaliou-se a integridade de membranas, velocidade de embebição e taxa de germinação. A integridade de membranas foi de 58%. As sementes apresentaram capacidade de embebição em até 190 min e uma taxa de germinação relativamente baixa. Com base no exposto sugere-se que não é interessante utilizar sementes de girassol armazenadas com tres anos, pois mesmo a técnica de osmocondiconamento não foi suficiente para garantir um maior potencial germinativo em sementes de girassol.
Descrição: CORTEZ, F. M. C. Germinação em sementes de girassol envelhecidas e osmocondicionadas com soluções de PEG e NaCl. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13832
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Mirlânio Cândido Cortez.pdf612.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.