Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13836
Título: Proposta de conservação preventiva em documentação cartográfica do Instituto Federal da Paraíba - IFPB Campus João Pessoa
Autor(es): Santos, Thiago Wellington Martins dos
Palavras-chave: Preservação e conservação de acervos cartográficos
Instituto Federal da Paraíba
Estágio não-obrigatório em Arquivologia
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados das atividades desenvolvidas no estágio do curso de Arquivologia, as quais são condizentes com a teoria e as práticas de Preservação e Conservação de Acervos Cartográficos. Somando-se a isso, a bibliografia existente, também nos permitiu ampliar nossa reflexão no fomento à difusão de políticas de arquivo bem como seu uso e aplicação no contexto relacionado ao ambiente arquivístico do Instituto Federal da Paraíba - IFPB. A partir deste, surge em primeiro momento à descrição e as principais definições aplicáveis que possam ser convertidas em atividades desenvolvidas em conformidade as necessidades que tem no acervo. Sabendo da importância deste conjunto documental, de caráter permanente, que consta de plantas de todo os campi do IFPB existente no Estado da Paraíba. Destaca-se também o caráter interdisciplinar do trabalho, uma vez que faz a interface entre a Arquivologia e outras áreas do conhecimento a fim de preencher as lacunas existentes. Os documentos cartográficos estudados, as plantas de projeto de engenharia e arquitetura, além de possuir valor histórico, se constituem como uma importante ferramenta arquivística na recuperação da informação. O fato é que as plantas representam as ações legais e de prova junto aos seus produtores, cumprindo dessa forma, sua finalidade principal que é servir aos gestores.
Descrição: SANTOS, T. W. M. dos. Proposta de conservação preventiva em documentação cartográfica do Instituto Federal da Paraíba - IFPB Campus João Pessoa. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13836
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Wellington Martins dos Santos.pdfThiago Wellington Martins dos Santos2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.