Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13838
Título: Eva e Ave: A visão sacra da mulher na Idade Média
Autor(es): Félix, Jucilene da Silva
Palavras-chave: Mulher
Misógina
Santidade
Idade Média
Data do documento: 2017
Resumo: Esse artigo tem como objetivo abordar a visão misógina da Igreja dentro do contexto social no período da Idade Média, entre os séculos XII e XV. Baseada na análise de vários autores, a perspectiva adotada focaliza a ótica dos prelados a partir das personagens de Eva e Maria, que são os principais pilares usadas como símbolo para obter o controle da sociedade no período medieval. Analisando a carga negativa atribuída a imagem mítica de Eva e exaltando a figura de Maria como modelo de perfeição e santidade, apresenta o surgimento do Culto mariano como discurso da Igreja baseado nos dogmas destinados a imagem de Maria. Conclui-se que esses dois modelos femininos difundido pela Idade Média deixa evidente o papel civilizador e moralizador desempenhado pelo poderio da Igreja, transparecendo sua posição quanto à misoginia, a santidade e os possíveis caminho para a salvação feminina.
Descrição: FÉLIX, J. da S. Eva e Ave: A visão sacra da mulher na Idade Média. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13838
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucilene da Silva Félix.pdfJucilene da Silva Félix907.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.