Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13843
Título: Patrimônio imaterial: registro do teatro de Bonecos Popular do Nordeste e a experiência artística de Seu Francisquinho na arte do João Redondo
Autor(es): Rodrigues, João Batista de Sousa
Palavras-chave: Bonecos Populares
João Redondo
Bonequeiro
Data do documento: 2016
Resumo: Procuramos responder neste artigo como a prática do teatro de bonecos resiste no Nordeste brasileiro, apesar do envelhecimento dos mestres e da desvalorização da atividade cultural, em detrimento de outras manifestações que concorrem por espaços. Tendo por objetivo apresentar a história e a experiência artística de um mestre mamulengueiro norte-rio-grandense, o Senhor Francisquinho, demonstrando o seu conhecimento artístico com outras artes antes de se consagrar artista bonequeiro do então chamado João Redondo no estado do Rio Grande do Norte. Ainda discorremos sobre o processo de registro do TBPN, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Problematizando assim, a resistência dessa manifestação artística em meio aos choques culturais do século XXI.
Descrição: RODRIGUES, J. B. de S. Patrimônio imaterial: registro do teatro de Bonecos Popular do Nordeste e a experiência artística de Seu Francisquinho na arte do João Redondo. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13843
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista de Sousa Rodrigues.pdfJoão Batista de Sousa Rodrigues1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.