Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13850
Título: A gestão escolar e a participação da família enquanto colaboradora no processo de aprendizagem
Autor(es): Pereira, Cíntya Caline Alves de Melo
Palavras-chave: Gestão Escolar
Gestão Participativa
Participação Familiar
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo investigar a gestão escolar participativa e a família enquanto colaboradora no processo de aprendizagem. A metodologia aplicada neste estudo configura-se como qualitativa, bibliográfica, e de campo, com características predominantemente de um estudo de caso. Os dados da pesquisa foram coletados na Escola Municipal Felipe André Bezerril Souto, na cidade de Lagoa d´Anta, no Rio Grande do Norte, por meio da aplicação de um questionário contendo seis questões dirigidas à gestão escolar, a equipe pedagógica e a uma mãe representante do conselho escolar sobre a gestão participativa e a importância da participação dos pais para o processo de aprendizagem. Para tanto, foi utilizado como suporte teórico os textos de LUCK (2008, 2009 e 2010), LIBÂNEO (2008 e 2012), PARO (2007 e 2011), entre outros. Portanto, compreendemos que a escola e a família precisam caminhar juntas, em plena parceria. Pois, no momento em que os filhos percebem que seus pais apresentam interesse na escola, estas ações possibilita a compreensão de projetos e ações, proporcionando assim, melhor desempenho na aprendizagem.
Descrição: PEREIRA, C. C. A. de M. A gestão escolar e a participação da família enquanto colaboradora no processo de aprendizagem. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13850
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cíntya Calyne Alves de Melo Pereira.pdfCíntya Calyne Alves de Melo Pereira849.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.