Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13855
Título: O feminismo na ficção machadiana: a representação do feminino na obra "Dom Casmurro"
Autor(es): Silva, Maria da Luz Pereira da
Palavras-chave: Machado de Assis
Esteriótipo
Figura Feminina
Capitu
Data do documento: 2017
Resumo: A discussão sobre o feminismo descrito nas obras machadianas há muito permeiam o nosso mundo literário e acadêmico, já é algo bastante discutido desde algumas décadas, no Brasil, as suas questões socioculturais vêm sendo problematizadas desde o início do século XX e XXI, apesar de que as obras se passam no cenário do século XIX, em que concerne o estudo e disseminação de ideais sobre feminismo, estereótipo e a condição da mulher em nossa sociedade, se vê tão presente nas obras de Machado de Assis, que acabam por fornecer uma linguagem através de textos bem elaborados e segue um estilo culto. Este artigo tem como tema principal a análise do estereótipo feminino descrito na obra de Machado de Assis, de forma que, foi analisado um recorte da figura feminina na literatura machadiana na obra Dom Casmurro (Capitu), figura feminina enigmática, audaciosa para sua época, suspensa e tensa de sua literatura, que estará em destaque na discussão de alguns pontos relevantes incutidos na sociedade do século XIX, como a visão machista, o jogo de sedução, a figura forte e central de ambas as tramas, os encantos femininos como arma de conquista, atração e jogo de interesses, assim eram as mulheres enigmáticas machadianas, descreviam-se apenas pelo olhar, forte, audaz, hora terno, hora perspicaz. A luta pela condição de expor um novo estereótipo feminino eram marcas registradas de Machado de Assis, que define nas tramas analisadas uma rede de relações que trazem à tona o papel histórico cumprindo numa abordagem universalista em que o autor aborda atitudes humanas em sua obra com histórias que tem uma sequência linear cercando-se de egoísmo, amor, adultério, sedução, patriarcalismo, corrupção, enfim, uma trama de sentimentos e características humanas que marcam profundamente a literatura machadiana. Para tanto, usamos como suporte teórico as contribuições de BOSI (1994), BEAUVOIR (2009), CANDIDO (1995), COUTINHO (2004), COSTA (2005), CINTRA (2015) dentre outros.
Descrição: SILVA, M. da L. P. da. O feminismo na ficção machadiana: a representação do feminino na obra "Dom Casmurro". 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13855
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Luz Pereira da Silva.pdfMaria da Luz Pereira da Silva724.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.