Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13857
Título: O amor e as relações de gênero nas cartas de Anayde Beiriz e Heriberto Paiva (Paraíba, 1924 a 1926)
Autor(es): Andrade, Aline Ferreira de
Palavras-chave: Anayde Beiriz
Amor
Relações de Gênero
Data do documento: 2017
Resumo: Esse trabalho tem como foco predominante as cartas trocadas entre Anayde Beiriz e seu afeto Heriberto Paiva, que possibilitaram a construção dos debates que dão visibilidade a essa mulher que ao mesmo tempo é doce e sedutora, que se permitia avançar ou recuar diante dos seus sonhos e sentimentos, e que embora estivesse enraizada nos construtos sociais naturalmente impostos, defendia seus ideais, sejam eles de amor ou de liberdade, defesas essas que estão confirmadas nos seus escritos. Através das questões estabelecidas sobre esses acontecimentos na década de 20, que vão ganhando destaque, sobretudo a partir de 1980, quando se quebra o silêncio em torno dos fatos que permeiam a vida de Anayde, evidenciamos os desdobramentos das relações de gênero que educam corpos e impõe o que é determinado para cada ser, diferenciando homem e mulher a partir de espaços e comportamentos.
Descrição: ANDRADE, A. F. de. O amor e as relações de gênero nas cartas de Anayde Beiriz e Heriberto Paiva (Paraíba, 1924 a 1926). 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13857
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Ferreira de Andrade.pdfAline Ferreira de Andrade2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.