Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13869
Título: A aids e a juvenilização da epidemia: uma questão em debate
Autor(es): Santos, Ishesiley Micaelle de Sousa
Palavras-chave: Epidemia
HIV/AIDS
Doença sexualmente transmissível
Data do documento: 16-Dez-2016
Resumo: A epidemia da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) se caracteriza como um dos mais graves problemas de saúde pública. Os números de casos de AIDS continuam a crescer em âmbito mundial, afetando indivíduos que se encontram vulnerabilizados nos diversos aspectos sociais, econômicos e culturais.No Brasil, destaca-se que ao longo dos anos o perfil da doença foi se modificando, e hoje apresenta dentre suas características à juvenilização da doença, considerando que a prevalência da infecção pelo HIV apresenta tendências de aumento nesse segmento.Portanto, o significativo aumento de jovens que vem contraindo o HIV/Aids, tem se tornado um desafio para a saúde pública e, para os profissionais que atuam na política de enfrentamento de tal doença. É cada vez maior os números de casos de Aids registrados entre pessoas de 15 a 29 anos, o que tem exigido um maior investimento em políticas públicas, e o planejamento de ações que respondam ao aumento de tal demanda, considerando as peculiaridades de cada região. Neste sentido é que o presente estudo de natureza qualitativa e de caráter documental e bibliográfico teve como objetivo principal, contribuir com o debate acerca da problemática da juvenilização do HIV/Aids, considerando o aumento significativo de casos da doença entre os jovens. Tais informações, podem ser comprovadas através dos boletins epidemiológicos de HIV/Aids do Ministério da saúde dos últimos anos.Os resultados desse estudo, apontam paraa necessidade de ações de combate à epidemia principalmente junto a tal segmento da população, e do aprofundamento de discussões acerca da política de enfrentamento ao HIV/Aids.
Descrição: SANTOS, I. M. de S. A aids e a juvenilização da epidemia: uma questão em debate. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13869
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ishesiley Micaelle de Sousa Santos.pdf691.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.